É a ciência do inconsciente. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A Psicanálise foi criada pelo médico neurologista judeu/Austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 e 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem se compreenda, se resolva e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No dizer de Freud “ é a profissão de  curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”. Freud acreditava que os problemas se originam de uma não aceitação de acontecimentos em nossa vida, reprimindo desejos no inconsciente, originando daí uma fantasia. O analista tem como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra afastado e preso (recalque) no inconsciente, visando à reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas.

    A análise consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo. Através de uma postura de relaxamento, ao paciente é solicitado dizer tudo o que lhe vem à mente (livre associação de ideias): sonhos, esperanças, desejos, fantasias, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família.

    A motivação na busca da Psicanálise pode surgir quando a pessoa percebe que está diante de alguns acontecimentos e fatos da sua vida que parece estar causando um "desprazer" significativo que o leva a um considerável sofrimento aparentemente inorgânico. Quando parece que a vida não tem mais sentido ou não existe mais prazer que satisfaça sem a necessidade de sofrimento. Fazer análise pode ser bom para nos reencontrarmos como sujeito que pode reelaborar e reeditar sua vida a qualquer tempo.      

Quais os resultados da Psicanálise?

    Os resultados que se pode esperar de seu processo é uma maior compreensão das ações e sentimentos do paciente, obtendo um autoconhecimento e um autocontrole. Tendo uma maior compreensão de si mesmo, tenderá a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si, assim reduzindo, potencialmente, a manifestação dos sintomas antes vivenciados, provendo desse modo mudanças em si mesmo.

Estando em outro tratamento posso fazer análise?

    A psicanálise pode ser utilizada também como uma terapia de apoio nos casos de tratamentos de ordem psiquiátrica, não inviabilizando ou mesmo substituindo a necessidade do acompanhamento médico e medicamentoso.