Nosso Pensamento Teológico.

08/05/2013 18:35

 

A palavra Teologia possui diversas maneiras de ser entendida, dependendo para isso do contexto onde ela é aplicada. Estamos cientes de que ao longo da história ela se diversificou em diversas outras teologias (Teologia Dogmática; Teologia Bíblica; Teologia Católica; Teologia da Libertação; Teologia da Prosperidade; Teologia das Religiões; Teologia Negra; Teologia Pastoral; Teologia Protestante; Teologia Asiática; Teologia Africana; Teologias Feministas; etc) e, justamente por isso, é preciso que haja um posicionamento claro de qual teologia determinada escola se alicerça, para que, a partir desse posicionamento possa ser conhecido e estudado os contrapostos.

     Nós nos posicionamos com o uso da Teologia Bíblica, que pode entender-se como um contraposto a uma teologia determinada pelo dogma ou pela filosofia e ressaltamos a importância da exegese e linguagem bíblicas para a construção do discurso teológico.

     Esse termo foi utilizado pela primeira vez pelos reformadores, na convicção de que ‘Somente a Escritura’ (Sola Scriptura) deveria ser a fonte e diretriz para a doutrina cristã. Ela possui um vínculo direto com a hermenêutica e nesse processo de construção teológica, está incluso além da autoridade da Escritura, o contexto, a perspectiva e os pressupostos do intérprete (que costumam influenciar e até mesmo a determinar a teologia que se constrói), a comunidade confessional e a atuação do Espírito Santo.

     Não somos denominacionais, no entanto, nos posicionamos como “Evangélico”, como bem explicou o teólogo Landers “crentes que aceitam a Bíblia como única regra de fé e prática, creem na existência do céu e do inferno e proclama Jesus Cristo como o único caminho de salvação. Convidam as pessoas a uma decisão pessoal a respeito de Jesus Cristo como Salvador e creem que Cristo encontra o indivíduo em sua experiência imediata, enfatizam a ética pessoal e desenvolvem também uma ética social”.

     Assim, entendemos que todo cristão é um Teólogo, o que implica também o chamado à missão, pois no ensino de Cristo está implícito tanto o “vinde” como o “ide”.

     É preciso conhecermos a Escritura para que possamos estar capacitados a fazermos discípulos pelas nações. Nas palavras do teólogo medieval Anselmo de Cantuária “A fé sente necessidade de aprender”.

 

 

“Teologia é servir a Deus com a mente, é permitir que o amor de Deus, que conhecemos interiormente, afete a maneira como pensamos a respeito dele. A teologia é um esforço para certificar-nos de que entendemos Deus corretamente.”     

  (Alister McGrath)

Soli Deo Glória!